AS CAVERNAS
Todos que entram nas cavernas se surpreendem com a sua beleza, são 3 galerias com salões de até 20m de altura e 1200 metros de extensão que são cobertos por esculturas naturais – estalactites e estalagmites – que sofrem alterações da água e do tempo com o decorrer dos anos.
As cavernas são compostas por vários espeleotemas (esculturas feitas pela água), tais como travertinos, cortinas, couves-flor, chão de estrelas, fendas, vielas, estalactites, estalagmites e passagens distribuídas em labirintos e salões.
A maior estalactite possui 6 metros de comprimento!
Você sabe como ocorrem essas esculturas naturais? Antes vale mencionar que as estalactites pendem do teto em formato de cones pontudos; já as estalagmites têm aspecto similar, porém crescem no sentido contrário, do chão para cima. São formadas através do calcário que desce com a água e forma cerca de 1 centímetro cúbico a cada 100 anos dessas formações que vão formando colunas e outras formações rochosas.
Dentro das cavernas a temperatura se mantém em 20 graus, sendo um ambiente úmido e escuro. São usadas iluminações artificiais para que os visitantes consigam enxergar toda a beleza do local.
A visitação dura em torno de 45 minutos e o trecho percorrido é curto, mas íngreme, sempre subindo ou descendo.
Antes do acesso as cavernas, os visitantes assistem a um vídeo curto e recebem algumas orientações sobre o que pode e o que não pode durante a visitação.
OBSERVAÇÕES
– Não é permitido entrar com bolsas, celulares ou maquinas fotográficas. Tudo deve ser deixado em um guarda-volume antes de entrar nas cavernas.
– é obrigatório o uso de capacete de segurança para entrar nas cavernas; – é proibida a entrada de crianças com menos de 4 anos; – é proibido tocar ou se apoiar nas formações rochosas;
– alguns idosos podem encontrar dificuldade de chegar até o local de visitação;
– pessoas que sofrem de claustrofobia podem se sentir incomodadas dentro das cavernas;
– é proibido entrar com comida ou bebida no interior das cavernas;
– não perturbe ou colete espécies da fauna cavernícola.
O QUE LEVAR?
– Dinheiro;
– remédios que possa precisar;
– roupas confortáveis;
– tênis antiderrapante (Indispensável);
– protetor solar;
– roupa de banho e toalha (caso queira mergulhar na cachoeira);
– repelente.
PASSEIO
A Descubra Floripa te leva para conhecer as incríveis Cavernas de Botuverá em um passeio que leva o dia todo e possui atrações que vão além das cavernas.
Tudo começa com uma parada para se deliciar com um café da manhã tipicamente alemão feito em uma confeitaria.
Depois há a visita ao parque para conhecer as incríveis cavernas e no final uma visita a Vinícola Girola com degustação.
Tudo isso com guia especializado e transporte incluso no valor do passeio, saiba mais e reserve o seu lugar!
-> Mais uma dica! Veja o vídeo feito nas Cavernas de Botuverá mostrado no Globo Repórter.
#DescubraFloripa #passeio #botuvera #cavernas #cavernasdebotuvera #descubraSC #santacatarina #turismo