A Serra Catarinense é famosa pelas baixas temperaturas alcançadas durante o inverno, inclusive com neve em algumas oportunidades que dependem das condições climáticas e atmosféricas. O ecoturismo e a gastronomia também são destaques da Serra Catarinense, inclusive os vinhos do local que cada vez tem ganhado mais espaço e adeptos.
Hoje o destaque é o encantador município de Urubici, local que aparece frequentemente nos noticiários com as menores temperaturas do país, tendo o ponto mais alto habitado do sul do Brasil, localizado em um vale plano a 915m de altitude, rodeado de montanhas.
Ao chegar ao local parece uma pacata vila, com muitas casas e pousadas, mas que escondem belas paisagens e muita natureza. É considerada a “Terra das Hortaliças”, sendo considerado o maior produtor de hortifrutigranjeiros de Santa Catarina.
A cidade também é conhecida por amantes de ecoturismo com opções de passeios, trilhas, tirolesa, rapel, arvorismo, cachoeiras e cascatas… ah, e se possível não deixe de experimentar uma deliciosa truta combinada com um dos vinhos da região.
Seus pontos turísticos são de fácil acesso e podem ser visitados em apenas um dia. Mas, se possível reserve pelo menos uma noite para ficar em uma das pousadas super aconchegantes da região.
Conheça um pouco sobre os principais pontos turísticos de Urubici:
Morro da Igreja – Pedra furada
Um dos locais mais conhecido de Urubici e onde muitos adora tirar fotos é a Pedra Furada, localizada no alto do Morro da Igreja.
Em um dia de céu limpo é possível avistar o mar, localizado a mais de 100km de distância. A pedra furada é uma curiosa escultura de pedra que possui uma janela em formato circular com cerca de 30m de circunferência. Ela é a divisa de três municípios: Urubici, Bom Jardim e Orleans.
Hoje em dia é necessário autorização do ICMBio para a visita, que pode ser feita por telefone: (49) 3278-4994 ou por e-mail: agendamentoparque@hotmail.com, não tendo custo algum.
Serra do Corvo Branco
Esse passeio é para quem tem mais tempo pela região. A estrada lendária que foi a primeira a conectar o litoral com a serra continua em atividade e é uma atração a parte, começando no meio de dois paredões de pedra que proporcionam uma visão impressionante da região.
Suas curvas são bem fechadas e a largura da estrada é bem estreita (já foi conhecida como a estrada mais temível do Brasil), é preciso ter muito cuidado para não invadir o lado contrário.
A estrada liga Urubici a Grão Pará em um trecho de 57 km. Partindo de Urubici, são 30 km para chegar até a Serra do Corvo Branco dos quais 24 km são asfaltados e os 6 km finais, de estrada de terra (com buracos). Seu nome provém da existência de aves de mesmo nome na região.
Não é recomendado descer a serra em dias de chuva ou neblina por ser muito perigoso!