Se você gosta da natureza, de fazer trilhas e observar lindas cachoeiras não deve deixar de conhecer a Rota das Cachoeiras de Corupá.
O município está localizado no final do Vale do Itapocu, pouco antes da Serra do Mar, entre as cidades de São Bento do Sul e Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. Cerca de 300Km de distância da Capital Florianópolis. É considerado a capital catarinense da banana, das plantas ornamentais e das orquídeas. O nome Corupá em língua indígena significa “lugar de muitas pedras”. É uma região incrível para os amantes do ecoturismo, rodeada de quedas d’água e de Mata Atlântica.
Entre os atrativos turísticos de Corupá estão as inúmeras cachoeiras, o Orquidário Catarinense e o Seminário Sagrado Coração e Jesus.
Mas hoje vamos falar especialmente da Rota das Cachoeiras – RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) – Emílio Fiorentino Battistella, com 1.153,66 hectares.
AS CACHOEIRAS
A rota compreende 14 cachoeiras formadas no Rio Novo. As cachoeiras podem ser avistadas através de uma trilha localizada em meio a áreas de mata atlântica.
As 14 cachoeiras presentes na Rota das Cachoeiras são as seguintes: Cachoeira do Suspiro, a Cachoeira da Banheira, a Cachoeira dos 3 Patamares, a Cachoeira da Pousada do Café, a Cachoeira do Repouso, a Cachoeira do Remanso Grande, a Cachoeira da Confluência I, a Cachoeira da Confluência II, a Cachoeira das Corredeiras, a Cachoeira do Tombo, a Cachoeira do Palmito, a Cachoeira da Surpresa, a Cachoeira do Boqueirão (interditada) e a Cachoeira do Salto Grande.